Trabalho

Trabalhamos dentro de uma proposta sócio-interacionista de Vygotsky, onde a criança aprende através da interação com o outro e com o meio. Buscamos o desenvolvimento da criança como um todo, visando seu conhecimento e socialização. Para isso, proporcionamos um ambiente lúdico e adequado às necessidades de cada faixa etária, transformamos o aprendizado num mundo de divertidas descobertas, onde a criança percebe a capacidade que tem de modificar o seu meio e o papel que nele desempenha.

Respeitamos e trabalhamos as particularidades das dimensões do processo cuidar-educar.

Nosso objetivo é atender a criança em toda a sua potencialidade cognitiva, psicomotora e social. Acreditamos que a organização do trabalho em equipe e do planejamento sejam elementos essenciais para o trabalho educativo!

Você deixou seus sonhos para que eu sonhasse.
Derramou lágrimas para que eu fosse feliz.
Você perdeu noites de sono para que eu
Dormisse tranqüilo.
Acreditou em mim, apesar dos meus erros.
Ser educador é ser um poeta do amor.
Jamais esqueça que eu levarei para sempre
Um pedaço do seu ser dentro do meu próprio se…
( Augusto Cury).

Adaptação

O importante papel da adaptação para o sucesso da criança na Escola Infantil.

Na educação infantil é comum vivenciarmos o período de adaptação durante praticamente todo o ano escolar, seja porque algumas crianças ingressam em períodos diferentes ou porque algumas demoram um tempo maior para adaptarem-se.

Nos dias atuais, com a crescente evolução da sociedade a decisão dos pais de matricular os filhos na educação infantil é movida por diferentes razões. Alguns precisam trabalhar e procuram um lugar seguro para deixar seu filho, outros buscam um ambiente em que ocorra a socialização da criança.

A primeira decisão da família é a escolha da escola, que deve corresponder com as expectativas desta. Para a criança que está vindo para a escola pela primeira vez, tudo pode ser novidade, algumas fascinantes outras ainda um pouco assustadoras.

No referencial curricular nacional para educação infantil diz que “no processo de adaptação do aluno na Educação Infantil, a família deve estar incluída. É natural que em uma situação nova apareça um período de tensão, até que tudo se resolva. O período de escolha e decisão por parte dos pais pode ser mais tranquilo para uns e para outros não. Algumas famílias necessitam de maior ajuda e apoio neste esforço de adaptação, pois cada ser humano possui seu próprio ritmo.”

O período de adaptação é imprescindível tanto para a criança, quanto para a família e para a equipe de trabalho da instituição. Este momento necessita muita dedicação, atenção e compreensão de todos os envolvidos para um objetivo comum: tornar nossos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.

É um período de aprendizagem, de descoberta sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes. Vivenciando experiências expressam pensamentos, sentimentos e emoções. Para que esse processo aconteça de forma saudável o passo inicial é conhecer bem a criançada.

Para isso os educadores realizam uma sondagem com as famílias, objetivando estabelecer vínculos afetivos e de confiança, receber informações sobre o desenvolvimento da criança, hábitos alimentares, brinquedos e brincadeiras preferidas, bem como conhecer o funcionamento e os profissionais da escola, combinar os acontecimentos dos primeiros dias na turma, principalmente o horário que será proposto para a adaptação, que será ampliado gradativamente conforme a particularidade de cada criança. Este deverá ser respeitado rigorosamente uma vez que lhes proporcionará confiança e segurança, assim como priorizar a adapatação da criança com a professora titular. Um ponto importante é frizar a entrega da criança de maneira calma e sem choro, assim a família ficará tranquila e confiante.

Nesse momento, a função da escola é promover um ambiente que seja aconchegante para os novos alunos, repleto de cores, músicas, jogos, brinquedos e muitas brincadeiras que devem ser curtas, pois o tempo de concentração, principalmente dos bebês nesta fase é restrito.

O brinquedo e as brincadeiras de faz de conta são importantes para o desenvolvimento infantil, contribuindo para o sucesso da adaptação, pois se iniciam na vida familiar. No momento em que a criança passa a se socializar com seus pares, se apropria dos espaços da escola com autonomia, adquirindo autoconfiança, em se separar da família, está dando sinais de que sua adaptação está se efetivando.

Missão

• Valorizar o ser através de valores, ações e muito lúdico, respeitando seres humanos, animais e meio ambiente. Ensinando para o hoje e amanhã!

Visão

• Proporcionar o desenvolvimento total da criança em um ambiente acolhedor e estimulante.

• Respeito
  • Desenvolvimento
  • Cooperação
  • Conscientização