Crianças devem praticar Atividades de Impacto?

Você que é pai e tem um filho de até 6 anos de idade, quando pensa em uma atividade física adequada para o desenvolvimento dele, tem em mente qual modalidade? Eu tenho certeza de que você pensa na natação, não é verdade? A natação é um excelente esporte para o desenvolvimento de crianças pequenas, e eu recomendo tal modalidade, mas muitos pais matriculam seus filhos na natação baseados na premissa de que apenas esportes sem impacto são benéficos para o desenvolvimento infantil. Trata-se de uma crença que circula muito por aí, mas não é verdadeira. Atividades de impacto são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, sobretudo para o desenvolvimento ósseo dos pequenos.

Deixando de lado essa falsa crença, trouxe hoje 3 atividades que trabalho no curso do prof. Carlos Nadalim. São atividades com impacto que fazem parte dos padrões fundamentais de movimento: saltos e aterrissagens.

1. SALTO COM PLANO ELEVADO. A primeira atividade é o salto com plano elevado. Tudo de que você vai precisar é um plano elevado, como uma escada ou um banco, e uma marcação no solo que pode ser feita com giz, fita-crepe ou utilizando um EVA em que você pode desenhar os pés de seu filho. Seu filho deverá saltar desse plano elevado e aterrissar sobre a marcação no solo. A distância entre a marcação e o plano elevado deve ser ajustada de acordo com a capacidade de seu filho. Há 3 variações para a atividade: 1) aumente a distância entre o plano elevado e a marcação no solo, 2) solicite que seu filho faça diferentes formas com o corpo no ar antes de aterrissar – as crianças gostam muito de fazer uma estrela com o corpo – e 3) solicite que seu filho solte e aterrisse como que em uma moto. Com isso ele vai flexionar os joelhos, proporcionando uma aterrissagem mais segura.

2. SALTO PARA DENTRO E PARA FORA DE UM ARCO. A segunda atividade é o salto para dentro e para fora de um arco. Você vai precisar de um arco, que pode ser feito em casa com EVA ou papelão, e seu filho deverá saltar para dentro e para fora do arco. A distância entre o arco  e o solo deve ser ajustada de acordo com a altura e a capacidade de seu filho.

3. SALTO SOBRE CONES. Por fim, a terceira e última atividade é o salto sobre os cones. Você pode utilizar qualquer outro objeto, como bichos de pelúcia ou objetos que não machuquem os pés de seus filhos. Disponha os cones em linha reta com uma certa distância entre eles e seu filho deverá pular sobre os cones.

Veja como são importantes as atividades de impacto para a formação de seu filho. Ao realizar atividades com impacto seu filho pode estar prevenindo a osteoporose. Você pode perguntar: “Robson, a osteoporose não é uma doença que afeta pessoas com mais de 50 anos?”. Exatamente! Ao praticar atividades físicas de impacto, seu filho está aumentando a massa óssea em locais específicos, e essa massa óssea acumulada em locais específicos não se perde com o passar dos anos. Por isso, na infância, é possível prevenir uma doença que afeta pessoas lá na velhice.

Existem evidências científicas de que, se seu filho realizar 100 saltos, 3 vezes por semana, ao longo de 8 meses ininterruptos, isso é suficiente para o acúmulo de massa óssea em locais específicos, e tal acúmulo não se perde com o passar dos anos.

Mas não se esqueça: os benefícios são cumulativos. Quanto mais você praticar com seus filhos, melhor será para os ossos dele e melhor será a prevenção de doenças ósseas e fraturas no futuro.

Sem Comentários.